Eixo: Poesia, crônica e romance no pós-modernismo/ artigo de
opinião, editorial e ensaio.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
LEITURA
·
Relacionar as
características dos editoriais e crônicas jornalísticas às produções literárias
contemporâneas.
·
Reconhecer os neologismos
como recurso expressivo presente nos textos propostos.
·
Identificar os recursos
expressivos usados pelos autores para veiculação de ideologias/estereótipos.
·
Reconhecer os efeitos
expressivos do registro de fluxo da consciência e do discurso indireto livre.
·
Identificar referências
e/ou diálogos com outros textos/produções artístico-culturais.
·
Reconhecer a fragmentação
do discurso como mecanismo expressivo.
USO DA LÍNGUA
·
Reconhecer marcas linguísticas que remetem a informações
implícitas, pressupostos e subentendidos.
·
Identificar as figuras de linguagem (como metáfora e ironia) que
produzem diferentes efeitos estilísticos.
·
Reconhecer a carga semântica de afetividade ou ironia no emprego
de verbos e adjetivos.
·
Distinguir os tipos de discurso (direto, indireto e indireto
livre) presentes nos gêneros estudados.
·
Diferenciar os recursos linguísticos utilizados na escrituração
de editoriais e ensaios.
·
Analisar relações lógico-discursivas marcadas por conectores
coordenativos e subordinativos.
PRODUÇÃO TEXTUAL
·
Produzir artigos de opinião e ensaios críticos sobre questões de
diversidade, diferença e desigualdade.
FONTE: SEEDUC